domingo, 3 de abril de 2016

87 dias de viagem. Terceiro dia. Scofield


Scolfield é uma pequena cidade mineira, menor do que Carmo da Cachoeira em Minas Gerais, Brasil. Em 1875 descobriram carvão mineral e se tornou a primeira mineradora comercial dos Estados Unidos. Em primeiro de maio de 1900, uma faísca no subsolo da mina fez com que ocorresse uma enorme explosão no subsolo e 100 homens morreram na explosão e mais 99 morreram depois envenenados pela mistura tóxica dos gases. Foi um dos piores desastres de mina de carvão da história. Alguns mineiros foram encontrados mortos ainda segurando suas ferramentas.
A mina funciona até hoje, tem um movimento enorme de caminhão indo e vindo carregando carvão o dia inteiro, além do trem que faz a viagem duas vezes ao dia com mais de 70 vagões.
Mas, a cidade está morrendo. Hoje Scofield possui apenas 14 pessoas residentes permanentes. Muitas casas são de veraneio, de pessoas apaixonadas por caça e pesca. Algumas casas estão abandonadas com mobílias dentro. É possível encontrar uma loja com vitrine montada com lindos objetos, como máquinas de escrever do início do século XX, bonecos de pano, vestidinhos de batizado, brinquedos de porcelana. Incrivelmente lindos. Em outra esquina encontramos uma drugstore com balcão, bancos e prateleira que contém alguns objetos. No fundo da loja está o local onde as pessoas se encontravam para dançar. Pelo vidro podemos ver um lindo piano e algumas cadeiras de ferro. A cadeia de filme “Far West”, é uma deliciosa e engraçada surpresa.Tudo largado, como se o tempo tivesse parado. Algo em suspensão.
Para nós, brasileiros é quase impossível  entender como ninguém pega as coisas. David me explica que ninguém mexe, existe respeito e os vizinhos estão atentos para que ninguém mexa sem autorização. “Lembre-se que estamos no Oeste, todos têm armas”, inclusive os fantasmas.
O prédio da escola é de 1928. Lindo e grande. Hoje não é utilizado mais como escola. Não existem mais crianças no local, apenas pessoas muito velhas.
Sam, mora na casa ao lado da cabana de David. Ele tem 92 anos. Vive em Scolfield desde sempre. Estudou na escola, foi ao baile lá e provavelmente foi lá que conheceu sua esposa.

Há algo de encantador nesse abandono.
Sam

Um comentário: