Curso de Encáustica





Ana Carmen Nogueira Ateliê de Artes oferece cursos de pintura encáustica para todos que queiram descobrir e experimentar diferentes possibilidades de expressão de meio tão instigante. Os alunos serão incentivados a experimentar uma variedade de técnicas em pintura encáustica e  estas experiências artísticas farão parte de seu acervo pessoal.
Cada um constrói seu próprio caminho, com as novas técnicas que serão incorporadas aumenta-se a dificuldade. As oficinas são auto-direcionadas, o que significa que não ensino as pessoas a pintar de uma forma particular, mas sim apoio a exploração de cada aluno abrindo as portas da criatividade. Durante as aulas partilhamos conhecimentos, inspiramos e incentivamos uns aos outros e apoiamos a desbravar coisas novas. Encáustica é um meio exclusivamente espontâneo, ela é um processo que nos abre vários caminhos. Assumimos riscos, deixamos  as idéias preconcebidas de lado, e acima de tudo, nos divertimos na exploração deste meio tão versátil.

O curso completo possui 5 módulos sendo que o módulo 1 é pré-requisito para os outros.
Os módulos devem ser agendados previamente por telefone. 

Encáustica 1: Introdução à técnica, breve histórico, preocupações de segurança, o uso da pistola de ar quente como ferramentas de fusão, mistura de cores, camadas básicas, criação de superfícies lisas / textura.
Neste curso introdutório irão aprender a fundir camadas de encáustica, usando a pistola de ar quente. A pistola de ar quente é uma ferramenta imprescindível para a fusão. Vamos explorar as diferentes maneiras de aplicar a pintura e aprender tudo sobre pincéis, cores e mistura de cores, como trabalhar com os contornos, e como conseguir uma superfície lisa. Vamos também experimentar e explorar algumas texturas. Todos os materiais estão incluídos.
Carga horária: 4 horas
Horários: Agendar.

Encáustica 2: Linha, Contornos; Texturas e Colagem.
Nesta aula iremos explorar colagem, textura, linhas e contorno. Vamos trabalhar com colagem de papéis, barbante e fibra em um painel. A técnica de colagem oferece a oportunidade de modificar e reposicionar os seus elementos a qualquer momento, até que esteja satisfeito com a sua composição. Com linhas e contornos, vamos entrar em contato com a incisão e preenchimento. Todos os materiais estão incluídos.
Carga horária: 4 horas
Horários: Agendar

Encáustica 3: corte incisão, raspagem e estêncil e carimbo.
Nesta aula iremos trabalhar com moldes vazados, construção de  relevo, textura seca, estêncil, carimbos e outros objetos encontrados para criar mais textura
Carga horária: 4 horas
Horários: Agendar
 
Encáustica 4: Papéis de seda papéis leves papéis pesados, tecidos e fibras. 
Nesta aula vamos nos aprofundar na pesquisa da encáustica com diferentes possibilidades na utilização de papeis. Os diferentes papéis podem tomar lugar da cera pigmentada por sua riqueza de cores, texturas e estampas. Papéis de seda claros ficam levemente translúcidos e “desenham” imagens. Pedaços de papéis, cordas ou outros objetos nos oferecem um novo olhar quando incorporados à cera. Assim, neste módulo vamos explorar como criar interessantes colagens com a encáustica.  O tecido ou o papel praticamente desaparece na cera, fazendo com que o desenho pareça fazer parte da pintura encáustica.
Carga horária: 4 horas
Horários: Agendar

Encáustica 5: Transferes, fotografia.
A Cera é o terreno perfeito para receber transferências  de imagens. Vamos trabalhar diversas técnicas de transferência de imagens. Iremos mostrar como fazer transferência de papel carbono e lápis à base de carbono, grafite e carvão para a superfície. Irão aprender a transferir imagens diretamente na cera com um efeito rústico muito interessante. Irão  usar decalques de carvão vegetal, papel carbono e folhas metálicas para transferir imagens, símbolos ou palavras.
 Carga horária: 4 horas
Horários: Agendar

Agendamento: as aulas acontecem mediante agendamento prévio. O custo de cada módulo  está incluso todos os materiais necessários para a  aula. 


Outros encontros

Ateliê Aberto


O Ateliê Aberto pode ser usado até 3 horas diárias. Não será fornecida nenhuma orientação durante o trabalho. Cada pessoa deverá levar seus próprios insumos, materiais e trabalhos. O Ana Carmen Ateliê de Artes irá fornecer potes / escovas / panelas/ formas / maçarico / pistola de ar quente. Horário: 10h30min - 13h30min ou 13h30min - 16h30min.

Arteterapia ou Encáusticaterapia
Sessões de Arteterapia trabalhando com pintura Encáustica. 
Duração de 2 horas. 
A Arteterapia tem como base a arte no processo terapêutico. Os profissionais de Arteterapia lidam com as diferentes linguagens das artes visuais. O fazer artístico é entendido como um trabalho, não como algo supérfluo. Como dizia Fayga Ostrower (1989) “O homem elabora seu potencial criador através do trabalho, é uma experiência vital”. Assim homens e mulheres tem necessidade de fazer algo, de criar. O ato de fazer e tornar aquilo que imaginamos em um fazer concreto depende do material que escolhemos para trabalhar, pois cada um possui uma característica distinta e assim, nos apresenta diferentes possibilidades de ação. Fazemos escolhas, formulamos ideias, projetamos em nossa mente aquilo que queremos para então transformamos em algo concreto. Nesse diálogo do Eu interior com a matéria é que trabalha a Arteterapia. Na arteterapia são os processos criativos que interessam, a expressão não verbal, os símbolos e metáforas que torna visível o invisível, e permite dizer o não dito. As reflexões sobre os processos e trabalhos artísticos ampliam nosso autoconhecimento, o conhecimento do mundo e do outro, aumenta nossa autoestima, lidamos melhor com os sintomas do estresse, doenças, incapacidades e experiências traumáticas pela força do fazer artístico.
As expressões artísticas de cada pessoa que passa pelo processo arteterapêutico estão em constante diálogo com interior e exterior, oferecendo novas visões e significados dos símbolos e expressões desenvolvidos por cada um.


Inscrição: Para fazer inscrição ou maiores informações encaminhe um e-mail com seus dados que entraremos em contato. O pagamento deverá ser feito por depósito bancário até um dia antes do curso.
O espaço é limitado a 4 pessoas.

8 comentários:

  1. Prezada Ana Carmen,

    Favor informa o seu e-mail para que eu possa entrar em contato. Grata,

    Angela Jannotti

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber os valores dos modulos
    Email: celialuz.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Onde se faz o curso - quanto custa - e quando e dado um curso (completo) Estou muito interessada - o meu email : henriette.verharen@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Estou muito interessada. Onde acontece os cursos. Quanto custa cada módulo. Meu email: dilmaklem@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Favor informar : custo,data e local pelo email rosariabrios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Favor informar : custo,data e local pelo email rosariabrios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho muito interesse nos cursos. Gostaria de receber mais informações. Meu e-mail é renatacasag@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Por gentileza mande mais informações.
    otiliamonteiro@uol.com.br

    ResponderExcluir