sexta-feira, 17 de junho de 2016

87 dias de viagem. 78º dia. Block Island



17 de junho de 2016
Block Island fica no estado de Rhode Island, 4 horas de viagem de carro de New York pela I-95 N. Para chegar até a ilha é preciso atravessar por uma balsa que demora mais ou menos uma hora. A paisagem é linda, o vento é frio, as cores fortes, e o casario é vitoriano. Me lembrou o filme “Somehere in Time” ou “Em algum lugar do passado”.
A casa que ficamos está localizada no alto da colina e avista-se o mar. Todos os dias tivemos o espetáculo do pôr do sol à nossa frente. Durante o dia alguns barcos à vela passeiam à nossa frente. Não é possível ficar cansado com a paisagem, apenas o vento nos expulsa.
Caminhar pela ilha é uma ótima opção. Existem vários caminhos internos que se chamam Green Way, consegui fazer boa parte deles e conheci os dois faróis da ilha, do sul e do norte. Os Greens Ways, são caminhos verdes entre as propriedades onde é possível passear sem incomodar os seus donos. Os muros de pedras são heranças dos primeiros moradores que vieram da Holanda e da Inglaterra. As pedras são empilhadas umas sobre a outras e fixadas apenas pelos encaixes e pesos.
A mãe do Christian comprou a casa na década de 1960. A propriedade consistia da casa pequena e de uma casa maior. Uns anos depois ela vendeu a casa grande ficando apenas com a pequena para a temporada de verão. Na porta dos quartos da pequena casa tem números porque antigamente as duas casas faziam parte de um hotel. A casa tem muitos móveis, objetos e livros, muitos livros sobre a mesinha central, nas estantes e mesas. Suas janelas são pequenas e algumas enfeitadas com garrafas coloridas. Toda essa acumulação de coisas oferece mistério e conforto. É gostoso ficar na sala e ir descobrindo os objetos e quadros. Existe um charme especial na casa. Me lembrou a casa de Vera Ferretti na Praia Grande do Bonete.
As árvores de toda a ilha estão carregadas de casulos de taturana que se chama Tent Caterpillar. Na casa do Christian elas caminham pelo deck, sobem nas paredes externas e uma subiu na minha calça. Retirei gentilmente com um galho lembrando do mestre Rogério Ferretti.

O aparecimento de grande quantidade de Caterpillar está em seu segundo ano na ilha. Segundo o jornal local, essa invasão ocorre a cada 10 ou 12 anos. Elas gostam muito das plantas de frutos silvestres como cerejeira, macieira, crabapple que é uma maçã pequena. A Caterpillar põe seus ovos nos galhos das árvores onde o sol bate mais forte e em volta cria um casulo que lembram os trabalhos do artista Ernesto Neto (talvez seja o contrário). Sua coloração é bege, um pouco translúcida lembra uma meia de seda.

Um comentário:

  1. Oi Ana, me lembrei também da casa do filme "O morro dos ventos uivantes" de Emily Bront, né não? Muito lindo o lugar!

    ResponderExcluir