terça-feira, 21 de junho de 2016

87 dias de viagem. 85º dia. Encáustica

Flag. Jasper Johns

85º dia. Encáustica
21 de junho de 2016
A pintura encáustica é minha paixão. Trabalho com ela há mais de 10 anos pesquisando, estudando e descobrindo coisas novas, conhecendo trabalhos antigos e novos artistas.
No Metropolitan Museum of Art em Nova York, tive a oportunidade de ver os retratos de Faium ou Fayum feitos com a técnica encáustica no período em que o Egito estava sob o domínio de Roma entre 305 a.C. à 30 a.C. conhecido como Egito ptolemaico. Os corpos dos membros das classes altas eram mumificados, colocados em caixões decorados e eram colocadas máscaras para cobrir as cabeças. São essas máscaras ou retratos que encontrei no Met e são incríveis pela sua beleza, cor, brilho. Os retratos nos olham e podemos ver como as pessoas se vestiam, arrumavam os cabelos e que joias usavam. Falam de um tempo que se perpetuou.
No MoMa encontrei Jasper Johns, Flag (1954), ele é feito usando encáustica, tinta á óleo e colagem com recortes de jornal sobre uma placa de madeira. Entre a pintura das faixas vermelha e branca é possível ver a colagem do jornal por baixo dela. Percebe-se a cera derretida e em algumas partes escorrida na superfície da pintura.
Em Salt Lake City, Utah, fui conhecer o ateliê do artista Jeff Juhlin que me mostrou um pouco do seu trabalho e sua técnica. O seu trabalho é sobre a descoberta, e possibilidades. Trabalha sobre as camadas, sobre o fluxo das coisas imaginadas. Jeff trabalha acumulando camadas de materiais, imagens e cores.
E por fim no Whitney Museum me deparei com a escultura enorme toda feita de cera, do artista Urs Fischer, “Standing Julian” (Julian em pé). A escultura é acesa pela cabeça todos os dias pela manhã e à noite é apagada, dessa forma ela irá derreter lentamente ao longo da exposição Human Interest: Portraits from the Whitney's Collection. A exposição teve início em 27 de abril de 2016 e vai até 12 de fevereiro de 2017. Gostaria de ver o final.
Assim, iniciamos com as máscaras mortuárias que buscavam o eterno, terminamos com a vida derretendo, modificando, se transformando.

O perene e o efêmero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário