terça-feira, 15 de maio de 2012

Tinta encáustica pigmentada

Na Europa e nos Estados Unidos é possível comprar a base encáustica e a tinta encáustica pigmentada de diversos fornecedores. Aqui no Brasil não. O artista que trabalha com encáustica deve passar por todos os processos de produção da tinta.
Em minha primeira experiência com a técnica encáustica me ensinaram a misturar a cera com pó xadrez em uma colher de ferro sobre o fogareiro. Não achei que seria possível desenvolver algum tipo de trabalho fazendo daquela forma. Depois de muitas pesquisas consegui chegar em uma receita que ainda não produz a melhor cera pigmentada mas dá para fazer ótimas experiências.
Como sempre, vou procurando algumas alternativas mais economicas, pois o l'argent est juste.
Muitos artistas que produzem suas próprias tintas usam o pigmento em pó. Deve-se tormar alguns cuidados quando usar pigmentos em pó pois as particulas suspensas no ar podem causar danos à saúde quando inaladas.
Eu optei em usar tinta à oleo. Para isso deixo a quantidade que será adicionada à base encáustica em uma folha de papel toalha para que absorva todo o óleo, geralmente deixo de um dia para o outro. Quando a cera estiver derretida acrescento a tinta óleo. É possível usar tinta óleo em bastão que o teor de óleo é bem menor, mas ela é um pouco mais cara.





2 comentários:

  1. olá como posso comprar os seus produtos para encaustica aqui na Suiça ?
    Brigada
    Lurdes Leitão

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Leitão
    Você pode comprar os produtos por email. Em seu pedido inclua seu número de telefone e endereço para correspondência para que possamos calcular o frete e enviarei uma cotação.

    ResponderExcluir