quarta-feira, 9 de maio de 2012

A paleta


A paleta no trabalho de encáustica é onde a cera derrete, se mistura com os pigmentos coloridos e se mantém fluida. Qualquer superfície plana que possa ser aquecida pode ser uma paleta. O importante é manter um medidor de calor em torno de 104º C, para manter a temperatura ideal da cera derretida entre 82º a 104ºC.
A mesa paleta de alumínio anodizado foi projetada especificamente para esse fim e meu marido a construiu para mim. Antes de ter a mesa paleta eu trabalhava com uma bandeja elétrica que pode se comprada em lojas para cozinha. Ainda uso muito minha bandeja elétrica. A paleta de alumínio anodizado é ótima para misturar cores diretamente em sua superfície. Para aquecer a mesa paleta é preciso ter um fogão elétrico colocado por baixo dela.
Com um pincel de cerdas natural passamos a cera derretida na superfície desejada. Para fazer a fusão de cada camanda de cera eu uso uma pistola de ar quente. Pode ser usado também massaricos de propano, ferro elétrico e ferro de solda. Eu particularmente prefiro a pistola de ar quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário