quarta-feira, 23 de maio de 2012

Superfície Lisa


 Vamos iniciar nossas experiências com a pintura encáustica. Não desanime, tenho certeza que irá se apaixonar. Uso sempre uma luva descartável para proteger as mãos, sempre existe o perigo de pequenas queimaduras. Prefiro usar as luvas de nitrilica descartável fina, sou alérgica à luvas de latex. Essas luvas aderem bem a mão, protegem e tem duração maior. 
Deixe sua mesa bem organizada. Para melhor trabalhar use uma placa de metal sobre a mesa, assim a estará protegendo de possíveis queimaduras e será mais fácil de limpar. Sobre a placa de metal uso papel manteiga que não deixa a cera grudar. Derreta bem a cera pigmentada até ela estar líquida, observe a temperatura para que não ultrapasse 104ºC.
Pincele uma fina camada de cera em movimentos suaves e iguais em toda a placa aquecida. Tente não sobrepor as comadas pois isso pode dificultar a fusão. Com a pistola de ar quente faça a fusão de toda a peça até cera passar do fosco para o brilhante. Se alguma área ficar sem cera após a primeira aplicação, basta aplicar novamente a cera nestas áreas e fundi-las com a pistola de ar quente. Quando fizer uma re-fusão de uma camada, mantenha a pistola de ar quente em movimento para assim evitar a criação de pontos quentes que parecerão pequenas crateras. 
Você pode variar a tonalidade da cor adicionando um pouco mais de base encáustica na cera pigmentada. 
A cor profunda da peça muda do denso , opaco plano para o fino transparente, criando um efeito de dégradé de cima para baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário